sexta-feira, 20 de agosto de 2010

O futuro à vida pertence


Pensa-se tanto em futuro. Para mim, isso é algo extremamente complicado. Confesso que não gosto de pensar no futuro. Pelo menos não de uma maneira tão ampla.gambiara                                                                                                   

Eu prefiro pensar no presente. Acredito que se souber aproveitar cada momento e oportunidade que ele me ofereça, terei um futuro brilhante e feliz.

Mas não foi sempre assim...

As pessoas tendem a me ver como alguém forte, corajoso e quase que inabalável. Mas uma vez me perguntaram se algo na vida me dava medo, nunca tinha pensando nisso até então. Em poucos momentos de reflexão percebi que muita coisa me apavorava, como por exemplo, chegar ao final da vida e perceber que fiz escolhas erradas, ou pior ainda, não vivi suficiente os momentos que a vida me proporcionou, ou muito pior ainda, chegar a essas conclusões e estar só, não ter com quem compartilhá-las.

Aos poucos comecei a mudar meu modo de pensar e agir. A primeira coisa a mudar na minha cabeça foi a preocupação com o futuro. Tal preocupação me cegava e me prendia de uma forma que eu estava deixando de viver, deixando de cultivar amizades, afastando-me da minha família e amigos, pessoas que verdadeiramente amava e amo. Tudo isso, por que quem sabe no futuro eu seria feliz. Seria? Muito incerto, tinha quer ser feliz agora. Tanta coisa podia acontecer, inclusive o final da minha vida.

Claro que tive que passar por momentos amargos pra eu chegar à conclusão de que futuro é algo muito subjetivo para ficar gastando tempo do meu presente planejando e esperando por ele.

Hoje, o que importa é o hoje. Aproveito as pessoas que estão a minha volta, as oportunidades profissionais, curto cada sopro de vida, as belezas da natureza e os sentimentos que cada momento me proporciona. Não deixo de dizer ou sentir por que talvez não seja a hora, eu vivo o que tenho pra viver, sinto que tenho que sentir, digo o que devo dizer, tudo isso sem medo.

E o futuro? Estou construindo a cada dia um pouquinho. E se tenho um conselho para dar as pessoas, seria esse: viva o presente com tudo que ele oferece de bom e ruim, não deixe de sentir a dor ou a alegria, chore se tiver que chorar e ria, ria muito mesmo que não hajam motivos aparentes.

2 comentários:

Michele Matos disse...

Leilaaa! Você tem um blog! Com um nome bem legal e textos ótimos! Hoje que eu vi!
O futuro foi criado pra nos assustar, se existisse só passado e presente tudo seria melhor.

Leila Kelly de Oliveira disse...

Comecei nessa vida de blogueira agora e não sei fazer humor, ou seja, meu blog não chega nem aos pés do seu... Mas eu chego lá!! E concordo com vc, tudo seria mais leve se não houvesse o futuro.